terça-feira, 13 de março de 2018

HONESTIDADE ACIMA DE TUDO. LANCHONETE ADOTA MÉTODO ONDE O CLIENTE PAGA A CONTA E PEGA O TROCO SOZINHO.


O dono de uma lanchonete criou um método baseado na confiança para receber os pagamentos, dentro de uma universidade, em Goiânia. Após perder uma funcionária e não ter como contratar outra, José Henrique Garcia decidiu que os próprios clientes acertariam a conta e pegariam o troco sem a supervisão dele ou de qualquer outro empregado.
Funciona assim: após o consumo, o cliente calcula o valor e deixa sobre o balcão. Se precisar de troco, pega a quantidade em moedas, que ficam dentro de um pote do lado de fora.
O comerciante diz que a ideia surgiu há seis anos. Ele afirma que foi uma oportunidade de estabelecer uma relação de confiança com os clientes e que nunca teve nenhum problema.
"Os meninos pegavam o pote de moedas e passavam para dentro do caixa. Eu passava para fora. Eles ficavam perguntando, 'tio, é para ficar aqui fora?'. Eu dizia: 'É para ficar aí fora mesmo, é para você fazer seu troco'. Eles nunca mexeram, nunca levaram dinheiro a mais, sempre me ajudando aqui", afirma.

Ideia aprovada

Nos corredores da universidade, a ideia foi aprovada por alunos e professores. A estudante Najila Oliveira, por exemplo, diz que chegou a se emocionar com a iniciativa.
"Fora da faculdade, a gente fica a mercê de todas as situações do dia a dia. Aqui não, aqui a gente sente uma segurança. Fico emocionada pela confiança que a gente criou", acredita.
Para a docente Sara Saegue, o método é uma forma de aprender também fora da sala de aula. "Ensinar a pessoa a ser livre, a ter confiança, é muito importante.
Os meninos se sentem agregados. Educa para a vida", pontua.

G I  - Goiás.

Nenhum comentário: